quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Na reta final da obra, Secopa avança na cobertura do estádio

Estádio já possui mais de 80% dos serviços executados; previsão de entrega da obra física é em outubro

Com pouco mais de 80% dos serviços já concluídos e apenas mais dois meses de obras pela frente para conclusão de toda a parte física, a Arena Pantanal, no bairro Verdão, em Cuiabá, se prepara para começar a ter a cobertura instalada até o final desta semana.

Com a estrutura física orçada em R$ 420 milhões, o estádio será palco de quatro jogos da primeira fase da Copa do Mundo, em junho de 2014.

Segundo a Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa), a montagem das partes da cobertura dos setores Norte e Sul já teve início no solo.

A expectativa da Construtora Mendes Júnior, responsável pela obra, é de que essas partes comecem a ser içadas e fixadas nos pórticos de sustentação até o final desta semana.

Os guindastes usados para o içamento da cobertura já estão posicionados na área externa da obra. Assim como os pórticos, a peça será erguida em três partes.

Gabriela SantAna
Forros começaram a ser instalados nos quiosques da Arena Pantanal
Enquanto isso, na área destinada ao campo de futebol, a construtora se prepara para o plantio do gramado. Por enquanto, os serviços no local estão concentrados na movimentação de terra.

Além disso, também já foi iniciada, neste mês, a etapa de pavimentação de toda a área externa do Complexo Multiuso, que inclui a área de lazer. Os serviços tiveram início no setor Sul do complexo, próximo à Avenida Agrícola Paes de Barros.

Segundo o engenheiro da Arena Pantanal, João Paulo Curvo, todas as frentes de serviço da oba já foram iniciadas na obra, que hoje conta com 1.650 operários – número que deve subir para dois mil em setembro.

Interior do estádio


As fases de acabamento e assentamento de piso no interior do complexo também já tiveram início.

Os forros começaram a ser instalados nas 20 lanchonetes localizadas em todos os corredores do estádio, do térreo até o piso superior.

Para os torcedores que estiverem nos setores Norte e Sul do estádio, estarão disponíveis ao todo oito lanchonetes.

Os setores Leste e Oeste, por sua vez, oferecerão ao todo 12 quiosques, do térreo até a arquibancada superior.

Essa fase de instalação de forro também já foram iniciadas nas entradas dos banheiros, localizados nos corredores da arena.

Segundo a construtora, a colocação do forro é uma das etapas finais de acabamento, uma vez que só pode ser feita após a instalação elétrica, hidráulica, de ventilação, refrigeração, sonorização, incêndio e automação.

Edson Rodrigues/Secopa
Piso antiderrapante começou a ser colocado nas escadarias da arena
Os 97 camarotes previstos no projeto também começaram a receber os vidros, que irão separar o espaço das arquibancadas e assentos.

A impermeabilização das arquibancadas – para posterior instalação dos assentos – também foi iniciada, bem como a instalação de porcelanato antiderrapante nas escadarias internas – indicado para locais onde há grande fluxo de pessoas, garantindo a segurança durante a mobilidade dentro do estádio.

Segundo a empresa, os torcedores terão 20 opções de acesso às arquibancadas, uma vez que cada setor (Norte, Sul, Leste e Oeste) terá cinco lances de escadas, com pisos antiderrapantes que vão do subsolo até o piso superior do estádio.

Entrega e testes


Segundo o secretário da Copa, Maurício Guimarães, a obra estará pronta para uso em dezembro deste ano, uma vez que, após a finalização da obra física, a pasta terá dois meses para instalação de assentos, iluminação e de todo o sistema de Tecnologia, Informação e Comunicação (TIC).

Depois de pronta, a arena será palco de eventos testes, acompanhados pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). Segundo a Secopa, já estão previstos a realização de um amistoso da Seleção Brasileira e de um grande show.

O projeto


O Complexo Multiuso Arena Pantanal ocupa um espaço de 34 hectares – sendo que só o estádio compreenderá quase 104 mil m² desse espaço, com capacidade para abrigar 41.390 torcedores durante o Mundial.

A parte interna terá 97 camarotes com capacidade para 1.624 pessoas, além de 1.168 lugares reservados à imprensa, 948 banheiros, 20 escadas de acesso e 12 elevadores.

Gabriela SantAna
Vidros começaram a ser instalados nos 97 camarotes do estádio


Quanto ao estacionamento, serão 380 vagas dentro da Arena e mais de 2,4 mil do lado de fora, totalizando 2.831 vagas.

Os projetos de paisagismo contemplam a criação de lagos artificiais, bem como a construção de uma escalinata – estrutura arquitetônica que funcionará como ponto de encontro para os torcedores.

Uma grande passarela irá ligar o estádio ao entorno, espaço com mais de 300 mil m², que deverá contar ainda com uma praça com áreas de lazer, pista de caminhadas e atividades esportivas, espelho d'água, lanchonetes e restaurantes.



Lislaine dos Anjos/Midia News

Nenhum comentário:

Postar um comentário