quarta-feira, 6 de julho de 2016

POLICIA CIVIL Delegados continuarão no Gaeco

O Conselho Superior da Polícia Judiciária Civil (CSP) decidiu ontem manter os dois delegados cedidos ao Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que são Wylton Massao Ohara e Carlos Américo Marche.

O motivo elencado foi a importância do trabalho desempenhado pelos membros da Polícia Civil no órgão. “Houve um pedido do próprio Gaeco para manter os delegados e entendemos pela necessidade”, disse o delegado-geral da Polícia Civil de Mato Grosso, Adriano Peralta Moraes. 

Os delegados Wylton Massao Ohara e Carlos Américo Marchi estão no Gaeco desde janeiro de 2015, quando foi assinado Termo de Cooperação entre a Secretaria de Estado de Segurança Pública e o Ministério Público Estadual, para atuação dos delegados da Polícia Judiciária Civil. 

O pedido de devolução foi motivado pelo déficit de delegados no estado de Mato Grosso. Atualmente, 235 delegados na ativa. 

O secretário de Estado de Segurança Pública, Rogers Elizandro Jarbas, informou que está sendo produzido um levantamento para identificar quais órgãos públicos estão com delegados da Polícia Civil para exercer funções administrativas. 

A ideia é de que sejam reintegrados para preencher o déficit atualmente existente na Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) de Cuiabá, bem como na Delegacia de Roubos e Furtos de Várzea Grande. 

Por conta disso, o Detran (Departamento Estadual de Trânsito) e o Intermat (Instituto de Terras de Mato Grosso) são autarquias com delegados exercendo funções administrativas que deverão retornar aos seus postos. 

Dias antes da sessão houve uma intensa movimentação nos bastidores do Ministério Público Estadual (MPE) para manter os delegados Wylton Massao Ohara e Carlos Américo Marche, auxiliando os trabalhos dos promotores de justiça que compõem o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) e se notabilizaram recentemente em desmantelar quadrilhas envolvendo agentes políticos e desvendar desvios milionários ocorridos nas gestões públicas. 

O secretário Rogers Jarbas ainda ressalta que a gestão estadual tem compromisso com a segurança pública. Tanto é, que trabalha com o intuito de ampliar o efetivo de delegados da Polícia Civil. Isso pode ser notado pelo lançamento de um concurso público para preencher 120 vagas que está prestes a ser oficializado. “Já concluímos a licitação para realização deste concurso e agora estamos trabalhando para o lançamento do edital”, disse o secretário. (RC) 

Fonte: DC

Nenhum comentário:

Postar um comentário