Após um acordo alcançado na passada segunda-feira, dia 17, a Suíça terá de devolver 43 milhões de dólares que estavam bloqueados em vários bancos suíços e que pertencem a Angola.
Suíça e Angola chegaram, na passada segunda-feira, dia 17, a um acordo para a devolução de 43 milhões de dólares que estavam bloqueados em vários bancos suíços e que pertencem a Angola. "A devolução do dinheiro angolano surge depois de um longo processo de negociações empreendido pelos governos dos dois países", avança uma fonte citada pelo "Jornal de Angola".
Segundo a mesma publicação, as autoridades bloquearam o dinheiro depositado por Angola em bancos suíços, presumindo que se tratava de "dinheiro sujo". Em 2005, e após uma investigação, o Procurador-Geral de Genebra concluiu que o dinheiro angolano "tinha origem legal e todas as suspeitas faziam parte de uma campanha internacional, orquestrada contra Angola, para travar a ofensiva contra as tropas de Jonas Savimbi".
O acordo - assinado pelo secretário de Estado dos Negócios Estrangeiros da Suíça, Yves Rossier, e por Carlos Alberto Fonseca, secretário para as Relações Exteriores do Presidente angolano - prevê que o dinheiro a devolver seja aplicado no financiamento de projetos de desenvolvimento em Angola.
Foto: Reprodução/sxc.hu
Fonte: AT com Jornal de Angola
Nenhum comentário:
Postar um comentário