O ex-presidente sul-africano e herói anti-apartheid Nelson Mandela, de 94 anos, continua a reagir ao tratamento no hospital duas semanas após ser internado, informou o governo neste sábado.
O ganhador do Prêmio Nobel da Paz, que foi tratado de uma infecção pulmonar e pedras nos rins após ser hospitalizado no dia 8 de dezembro, foi visitado pelo atual mandatário do país, Jacob Zuma, afirmou o porta-voz da presidência, Mac Maharaj, em um comunicado.
No dia 15 de dezembro foi operado para remover os cálculos biliares e na terça-feira Zuma descreveu a sua condição de saúde como séria, mas a melhorar.
- Madiba continua a reagir ao tratamento – disse Maharaj, referindo-se a Mandela por seu nome de clã.
- O presidente Zuma lhe assegurou o amor e apoio de todos os sul-africanos, jovens e velhos, e do mundo todo.
O primeiro presidente negro do país foi internado em Pretória depois de ser levado de avião de seu vilarejo natal de Qunu.
É provável que Mandela, admirado em casa e no exterior como ícone global contra a injustiça por sua vida de luta contra o domínio da minoria branca, passe o Natal no hospital.
Este é o período mais longo que Mandela já passou no hospital, desde a sua libertação da prisão, em 1990.
Mandela ficou 27 aprisionado durante o apartheid, incluindo 18 anos em Robben Island, na costa da Cidade do Cabo. Ele foi solto em 1990 e utilizou seu prestígio para reconciliar brancos e negros na “Nação Arco-Íris” pós-apartheid.
Foto: Reprodução/Correio do Brasil
Fonte: Correio do Brasil com agências internacionais - de Joanesburgo
Nenhum comentário:
Postar um comentário