com muita tristeza que informamos aos amigos, comentaristas e leitores que a senhora Hilda Maria Soares conhecida como Maria Villas viúva de Leonardo Villas Boas Faleceu no último dia 07 de dezembro aos 93 anos Hilda Maria Soares conhecida como Maria Villas Boas. Maria Villas Boas faleceu no dia 07 de dezembro em São Félix do Araguaia – MT. A nota diz que sua morte foi devida uma pneumonia.. Durante sua vida, Maria Villas Boas ficou conhecida como "a viúva de Leonardo Villas Boas".
Lutou indomavelmente para rever a filha Marina gerada por ela, mas que não quis saber da mãe mesmo sabendo seu estado de saúde e um dos seus últimos desejo.
Nascida no dia 11 de Novembro de 1929 na cidade de Bom Jesus – PI, , moradora de São Félix do Araguaia, no nordeste de Mato Grosso, afirma ter sido companheira de Leonardo Villas Boas por 11 anos. Com ele teve três filhos Marina, Mariza e Álvaro e o acompanhou até sua morte em 1961.
Maria Villas Boas e Leonardo Villas Boas casaram e moraram em Macaúba (GO) e, em seguida, se mudaram para São Félix do Araguaia. A família ficou lá por algum tempo até que o indigenista foi transferido para Nova Xavantina, a 651 quilômetros da capital, para trabalhar como chefe regional da Fundação Nacional do Índio (Funai). "A minha mãe conta que ele [Leonardo] sempre teve contato com os irmãos [Cláudio e Orlando]", frisou.
Depois da morte de Leonardo Villas Bôas, a família dele foi de avião de Mato Grosso para São Paulo, onde o corpo do sertanista foi sepultado. Porém, quando iriam retornar uma das irmãs de Leonardo pediu que Maria deixasse as crianças para estudar, mas ela se recusou. Então, propuseram que ao menos Marina, que era a mais velha, ficasse na capital paulista e garantiram que ela visitaria a mãe uma vez por ano, o que não ocorreu, como conta Terezinha, com base no que tem ouvido da mãe todos esses anos. "Ela [Marina] nunca conversou com a minha mãe depois que ficou lá [São Paulo], nem mesmo por telefone", reclamou.
Em seguida a família Villas Boas entrou em contato com Maria para lhe oferecer ajuda, ela pediu uma casa em São Félix do Araguaia (MT), cidade onde vivera anos antes com Leonardo, quando ele exercia o cargo de delegado da cidade. A família Villas Boas também levou a filha mais velha do casal, Marina, para estudar com a condição de que a menina viesse visitar a mãe todos os anos. Marina nunca mais voltou e a família Villas Boas nunca mais entrou em contato. Maria criou Álvaro e Mariza que morreu quando ainda jovem.
Mesmo que a existência desse casamento seja negada pela história oficial, a família Villa Boas de São Paulo sabe da existência desses Villas Boas de MT. Pois os produtores do filme O Xingu encontraram o filho mais novo de Maria, Álvaro Villas Boas que atualmente mora em Alto Boa Vista, cidade vizinha de S.F.A e com o filho de Leonardo negociaram os direitos autorais da obra.
Maria Villas Boas foi uma guerreira, mulher de fibra, mas infelizmente alguns políticos como sempre prometeram várias homenagens inclusive o Deputado Estadual por Mato Grosso Airton Português ao tomar conhecimento da noticia vinculada em todos os sites de mato grosso de iniciativa do “JORNAL O REPÓRTER DO ARAGUAIA” retratando a vida da viúva do saudoso Leonardo Villas Boas, se comoveu e disse numa sessão da Câmara de vereadores de São Félix do Araguaia que daria entrada em um Projeto de Lei que propunha título de cidadania a Ilda Soares conhecida como “Maria Villas Boas” de 93 anos de idade, para o deputado Leonardo Villas Boas um dos sertanistas mais importantes da nossa história e que muito serviu um dos mais importantes presidentes do Brasil o inesquecível Juscelino Kubichek, mas infelizmente o deputado não cumpriu a promessa.
A neta de Leonardo Villas e Maria Villas Boas Kelly Regina, a Kellynha, filha de Mariza Villas Boas, diz se sentir orgulhosa pela história de seu avô, Leonardo Villas Boas como sertanista, que foi, por sua história na ocupação do Centro Oeste brasileiro, reclama reconhecimento na História dos Irmãos Villas Boas. Kelly, diz não estar querendo provar que é uma Villas Boas, pois isto já está provado por documentos como certidões de nascimento e casamento, o que ela quer buscar agora é o direito de ser reconhecida na história que segundo ela está errada.
Kelly conta que com a morte de Leonardo, os demais parentes, procuraram excluir essa parte da família Villas Boas da história e diz não estar querendo provar que é uma Villas Boas, pois isto já está provado por documentos como certidões de nascimento e casamento, o que ela quer buscar agora é o direito de ser reconhecida na história que segundo ela está errada.
“Não estou falando dos outros, estou falando de Leonardo Villas Boas que é meu avô, pai de minha mãe, Mariza Villas Boas, no entanto ficamos excluídos dessa historia, essa historia não está sendo verídica, está errada, essa historia tem que mudar, eles tem que entender que nós somos Villas Boas, nós somos existentes e vivemos aqui em São Félix do Araguaia, mais nós nunca fomos reconhecidos“. Desabafa, Kellynha.
A família vai reclamar os direitos sobre a produção do filme “Xingu”, e outros direitos que de fato são seus.
O Diretor do Filme Xingu Cao Hamburger em uma entrevista afirma Leonardo, o caçula, sai da expedição por ter engravidado uma índia. Os Villas-Bôas são seus heróis imperfeitos? Xingu nasceu de uma sugestão feita à produtora O2, de Fernando Meirelles, pela família Villas-Bôas. “Tenho um problema sério com essa palavra, mas, se tivesse que considerar alguém com herói, os irmãos Villas-Bôas estariam na minha lista. É possível falar sobre heróis sem estereotipá-los, sem mentir, sem mostrar apenas o lado politicamente correto da personalidade dos protagonistas. Acho que a possibilidade de descrevê-los como personagens tridimensionais, com conflitos e qualidades, só foi possível graças ao esse acordo que fizemos com os herdeiros dos irmãos”, Concluiu.
Com essa afirmação do diretor a família de Leonardo Villas Boas da cidade de São Félix do Araguaia questiona que em nenhum momento foram procurados pelo diretor Filme Xingu Cao Hamburger.
Para a família que reside na cidade acima de tudo além da saudade, a certeza que não deixamos de dar a atenção que ela precisava que foi a todo tempo, cuidada para alívio dos seus sofrimentos.
Maria Villas Boas deixou filhos, netos e bisnetos.
Foto: Reprodução/O Repórter do Araguaia
Fonte: Vanessa Lima l O Repórter do Araguaia
Nenhum comentário:
Postar um comentário